segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Religiões...Eu não entendo.

Um assunto comentado bastante recentemente é religião. Tá, não é bem comentado, mas semana passada a minha prima publicou um livro sobre espiritismo. E hoje na aula de Artes a gente enrolou a professora falando sobre espiritismo, e também, sobre aquele tipo de experiência em que sua alma(ou espírito, chame como quiser) sai do seu corpo e depois volta, você tipo, morre por aguns minutos, ou até horas! Então, é um assunto bastante comentada na MINHA vida, se na sua não é, pouco me importo.
Ás vezes me perguntam: "Qual é a sua religião?" esperando algo como católica, evangélica, judia, entre outras. Mas a resposta é, simplesmente: "Eu não tenho religião.". Muita gente ignorante fala "É atéia então?" soltando uma risadinha. Parece que as pessoas não entendem isso. Apenas dizem que são católicos, evangélicos, judeus... Mas sem saber nada a respeito da religião. De onde se originou, os símbolos, e quando eu pergunto isso, sempre me respondem: "Ah, a minha família inteira é, eu frequento lugares assim (fui batizado, festejo o Hanukkah etc.)". Não entendo isso. Aliás, não entendo quase nada a respeito de nada. Mas o assunto é outro. Eu não entendo é que, as pessoas não tem conhecimento nenhum da sua religião e, simplesmente dizem fazer parte dela. Eu, por exemplo, fui batizada como católica, fiz 1a. Comunhão e fiz um cursinho infantil há uns anos sobre espiritismo. Não sou católica, não sou espírita. Meu irmão é agnóstico (ou ateu, sei lá), meus avós maternos são católicos fanáaticos e a minha mãe é espírita. Eu não tenho conhecimento suficiente pra me considerar seguidora de uma religião. Não tenho certeza sobre a existência de um Deus, mas , de qualquer forma, tenho o hábito de rezar toda noite antes de dormir. Não sei se existe, mas, se existe, sabe o que eu sinto e sabe que rezo com incerteza. Minha mãe tenta me convencer de que existe sim, um Deus, e blá, blá, blá. Mas, com tantas pessoas me dizendo coisas diferentes, como posso acreditar em uma coisa só?! Por mim, religião é uma coisa muito enrolada, que eu acredito que ninguém entende ao certo, e ninguém nunca irá entender. É uma coisa muito misteriosa.

Um comentário:

  1. Verdade, religião é uma coisa confusa. Ao longo do tempo você vai descobrir no que realmente acredita. =)

    ResponderExcluir